No post anterior, eu apresentei museus imperdíveis na capital francesa para quem gosta de moda. Um deles é o Palais Galliera, conhecido como Museu da Moda de Paris, que faz parte da programação do Paris Style Week. Nos últimos meses, o espaço recebeu a exposição “Gabrielle Chanel – Manifesto de Moda”. É claro que eu fui conferir!
Gabrielle Chanel – Manifesto de Moda
O Palais Galliera ficou fechado e em obras durante quase dois anos. Para a reabertura, o edifício apresentou a primeira retrospectiva dedicada inteiramente à carreira de Gabrielle Chanel (1883-1971). O Manifesto de Moda integrou uma área de cerca de 1.500 metros quadrados, que incluíram as galerias no subsolo recém-inauguradas
Inédita, a retrospectiva não foi focada na marca, mas sim, na estilista francesa, como pessoa e como criadora. Anteriormente, houve mostras da marca Chanel, mas nunca antes havia sido exposto um acervo tão minucioso de peças focadas no estilo da designer.
A exposição dedicada à Gabrielle Chanel estreou no Palais Galliera em 1º de outubro de 2020 e permaneceria em cartaz até março deste ano. No entanto, o sucesso foi tão grande que a data de encerramento foi adiada. A mostra ficou disponível até 18 de julho. Eu tive o prazer de avaliar de perto a exibição, duas vezes.
O museu transmitiu verdadeiramente quem foi Gabrielle Chanel; em quê consiste o seu estilo. A elegância da estilista é marcada pela simplicidade e pelo conforto. A primeira parte do conteúdo é cronológica: narra os primórdios do trabalho da designer de moda com algumas criações emblemáticas.
A peça que abre a exposição é muito importante: uma marinière, de 1916. A blusa solta de marinheiro feita em jersey é reconhecida pelo colarinho aberto, com apenas um laço que permite amarração.
Logo depois, vem o chapéu. É relevante destacar que a estilista começou vendendo chapéus. Essa e muitas outras informações sobre a trajetória de Coco Chanel estão no meu curso on-line “10 Estilistas que você deve conhecer”.
Além de La Petite Robe Noire
A exposição no Palais Galliera vai além do clássico vestido preto básico, La Petite Robe Noire. Demonstra que há também muita riqueza em outras cores de vestidos que Gabrielle Chanel fazia, assim como estampas e aplicações de flores.
O manifesto teve mais de 300 itens, que incluíram looks de alta-costura e alguns criados exclusivamente para artistas de cinema. O icônico tailleur de tweed também marcou presença, com direito a composições que levam as famosas pérolas da Chanel. O material foi explorado além do tradicional na exposição; é visto, por exemplo, em itens fluidos, pensados para deixar a silhueta livre.
Entre os códigos da Chanel expostos na exposição Manifesto de Moda, no Museu da Moda de Paris, também estão o sapato bicolor e a bolsa acolchoada 2.55. Não poderiam faltar! Também vimos joias que representam parte dos símbolos preferidos de Coco Chanel, como o leão, que é o seu símbolo do zodíaco; os cometas; e as estrelas.
Além disso, uma sala foi dedicada ao Perfume Nº 5, lançado em 1921. Lá, foi possível ver todas as embalagens e como o produto evoluiu ao longo dos anos. No ambiente, havia ainda uma surpresa para os visitantes: uma gravação na voz de Marilyn Monroe, estrela de cinema de Hollywood que era adepta da fragrância.
Vale destacar também que a inciativa engloba o lado pessoal de Gabrielle Chanel, que foi autodidata. No local, foram exibidas fotos que vão além do trabalho, como cliques da estilista entrando em festas e posando com amigos.
Todo o material foi emprestado pela maison e também por clientes para o Museu da Moda de Paris. O manifesto reuniu também itens de acervos de museus internacionais, como o Victoria & Albert Museu, de Londres, no Reino Unido; o M.H. de Young Memorial Museum, de São Francisco, nos Estados Unidos; o Museu da Moda, em Santiago, no Chile; e o MoMu, de Antuérpia, na Bélgica.
Em outubro, o Museu da Moda de Paris abrirá uma exposição de celebração dos 100 anos da revista Vogue Paris, a mais antiga revista de moda francesa publicada até hoje. A previsão é de que a exibição dure até janeiro de 2022. Acompanhe o Instagram do Paris Style Week para saber os detalhes. Por aqui, no blog, os posts são publicados toda segunda-feira. Até o próximo! Fique de olho!
Respostas de 5