Como estão hoje as grifes dos principais designers da história

Desfile da Schiaparelli
Desfile da Schiaparelli de primavera/verão 2022 na alta-costura

Com toda emoção do ao vivo, o curso “10 estilistas que você deve conhecer” está de volta! Já tem data marcada para 2023, com um encontro on-line exclusivo, em 21 de março. Ao participar, você saberá como diferenciar os estilos de cada um dos 10 principais designers da história, principalmente no cenário fashion francês.

Neste post do blog, trago detalhes da atualidade de algumas grifes fundadas por designers abordados nas aulas. Ao conhecer como estão as marcas hoje, você terá base para entender o passado e até o futuro da moda.

Curso "10 Estilistas que você deve conhecer", com designers famosos, do Paris Style Week
Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week


Designers da moda francesa

O curso “10 estilistas que você deve conhecer” reúne informações sobre o legado dos designers Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Christian Dior, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Karl Lagerfeld, Yves Saint Laurent, Azzedine Alaïa, Thierry Mugler e Jean Paul Gaultier.

O conteúdo foi criado para mostrar como os principais designers da história contribuíram para a moda, de forma geral e aprofundada. Nas aulas, conto quem eram seus clientes, os valores pelos quais eles trabalhavam na moda, a trajetória em termos de estilo e imagem, e também um pouco sobre suas vidas pessoais.

Os 10 designers de moda se cruzam: uns inspiram outros. Muitos se conheceram e trocaram referências. Alguns foram amigos e outros nem tanto… mas todos eles nos ensinam com sucesso e legado incontestáveis.

Um fato em comum: todos os designers citados deixaram grifes francesas que fazem sucesso na atualidade. Quer saber mais? Vem que eu dou uma pitada!

Curso "10 Estilistas que você deve conhecer", com designers famosos, do Paris Style Week
Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Chanel

Quem ama moda sabe que a maison Chanel foi fundada em 1910 por Gabrielle Bonheur, mais conhecida como Coco Chanel. É fato que a designer revolucionou o mundo fashion, com criações como a calça feminina; o clássico vestido preto básico, La Petite Robe Noire; o sapato bicolor; o tailleur de tweed; e a bolsa acolchoada 2.55.

Você sabe quem desenha atualmente os looks da etiqueta? Logo depois da morte de Gabrielle Chanel, em 1971, quem assumiu a criação foi o alemão Karl Lagerfeld, mas ele também faleceu, em 2019. Desde então, a estilista francesa Virginie Viard está no comando criativo. Anteriormente, ela foi o braço direito de Lagerfeld.

Recentemente, a Chanel apresentou o compilado de Métiers d’Art 2022/23. O local escolhido foi Dakar, capital do Senegal, na África, como forma de valorizar a cultura e o trabalho de artesãos locais. A coleção revelada foi inspirada nos anos 1970, com direito a calças flare, túnicas, vestidos de malha, calças de cintura alta e sapatos de plataforma. Os tweeds receberam bordados geométricos.

Chanel Métiers d'Art 2022/23 - designers
Chanel/Divulgação

 

Dior

Outra trajetória que não ficou de fora do meu curso é a de Christian Dior. Logo com a primeira coleção, apresentada em 1947, o francês consagrou o New Look, composto por silhueta marcada e saia volumosa. A então novidade revolucionou a moda após a Segunda Guerra Mundial. 

O fundador faleceu em 1957. Mas, e atualmente? Desde 2018, a linha masculina da Dior é comandada pelo britânico Kim Jones. Já a estilista italiana Maria Grazia Chiuri, desde 2016, desenvolve as coleções de alta-costura e prêt-à-porter, além de acessórios. 

Entre os últimos destaques da Dior na atualidade, está o lançamento Cruise 2023, que teve destino em Sevilha, na Espanha. A coleção incluiu referências do hipismo e do flamenco, com estampas que representam a dançarina pioneira Carmen Amaya.

Dior Cruise 2023 - designers
Silvia Conde/Dior/Divulgação

 

Schiaparelli

Lembrada pelo surrealismo nas criações, a grife Schiaparelli foi deixada pela estilista italiana Elsa Schiaparelli (1890-1973). Ela fundou a empresa de moda em 1927. Ficou conhecida principalmente pelo uso da cor rosa-choque e por colaborações artísticas, com destaque para a parceria com o pintor Salvador Dalí.

Atualmente, a etiqueta faz frequentemente a abertura da Semana de Alta-Costura, o principal evento do segmento mais rebuscado da moda. Nos últimos anos, a marca esteve cada vez mais em alta. Além do legado, o motivo do sucesso são os visuais desenvolvidos pelo atual diretor criativo da marca, o estilista norte-americano Daniel Roseberry, que está no cargo desde 2019.

Vale destacar a coleção de outono/inverno 2022, de haute couture. Os looks apresentados na semana de moda foram combinados com a abertura da exposição Shocking: Os Mundos Surrealistas de Elsa Schiaparelli, no Museu de Artes Decorativas, onde também aconteceu o desfile.

Outro marco recente foram os outfits criados para a primavera/verão 2021. A sofisticação da alta-costura ganhou um contraste: silhuetas com músculos em shapes que questionam as noções de feminino e masculino. Em meio à pandemia e ao distanciamento social, sem a possibilidade da realização de eventos e desfiles, o próprio Daniel Roseberry clicou as fotos de divulgação dos outfits.

Look da Schiaparelli, na temporada de outono/inverno 2022/23, durante a Semana de Alta-Costura
Schiaparelli: outono/inverno 2022, na Semana de Alta-Costura Schiaparelli/Divulgação
Look de primavera/verão 2021 da Schiaparelli no segmento de haute couture
Primavera/verão 2021 da Schiaparelli no segmento de haute couture Daniel Roseberry/Schiaparelli/Divulgação

 

Saint Laurent

O designer Yves Saint Laurent desenvolveu a própria marca de moda ao lado de Pierre Bergé, em 1961. Anteriormente, YSL foi sucessor de Christian Dior e ficou conhecido como “o príncipe da moda”. Por meio do trabalho na grife homônima, ele foi o idealizador do smoking para mulheres, por exemplo. Admirador e colecionador de arte, o designer se inspirou nos trabalhos de artistas como Mondrian, Matisse e Van Gogh.

Yves Saint Laurent morreu em 2008, mas você sabe como está a icônica maison fundada por ele? O comando da grife já passou por estilistas como Stefano Pilati e Hedi Slimane. O belga Anthony Vaccarello está atualmente na direção criativa, mantendo o DNA elegante e provocativo.

Entre as últimas novidades da Saint Laurent, está a curadoria da exposição Sex by Madonna. A exibição foi baseada em uma reedição do polêmico livro originalmente lançado em 1992 pela cantora. Aberta de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2022, a mostra foi realizada na casa Art Basel, em Miami, nos Estados Unidos.

Sex by Madonna
Exposição Sex by Madonna, com curadoria de Anthony Vaccarello, da Saint Laurent Saint Laurent/Divulgação

 

Esses e muitos outros conteúdos, do presente, passado e futuro, dos principais designers que moldaram a moda francesa estão no meu curso. São 100 anos de história fashion. Não fique de fora!

Informações gerais sobre o curso

Com cinco encontros, o curso ao vivo “10 Estilistas que você deve conhecer” começará em 21 de março, às 16h (no horário de Brasília). As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom, às terças-feiras, em português.

Cada aula dura uma hora e ficará gravada durante sete dias para quem quiser acompanhar em horários diferentes. E também para quem quiser voltar no conteúdo para fazer anotações e absorver ainda mais. 

As inscrições já estão abertas. Não perca a oportunidade de obter um repertório fundamental para quem ama e/ou trabalha com moda. Mais informações, pelo e-mail [email protected].

Curso "10 Estilistas que você deve conhecer", com designers famosos, do Paris Style Week
Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

Sobre a professora: Valeria Doustaly

Se você acompanha este blog e as minhas redes sociais, ou até mesmo se já participou do programa Paris Style Week, provavelmente já sabe um pouco sobre a minha trajetória. Aqui, acrescento alguns detalhes para os novos alunos!

Nasci em Buenos Aires, na Argentina. Além do espanhol, falo inglês, francês e português. Já morei 10 anos no Brasil. Atualmente, estou na capital da França, onde acontecem os encontros presenciais do meu programa Paris Style Week e também onde ofereço o serviço de concierge.

Sou formada em marketing pela Universidade Argentina da Empresa. Fiz mestrado em administração estratégica na Universidade de Belgrano. Já trabalhei com publicidade, mas hoje me dedico exclusivamente à carreira de consultora de imagem e também de professora com cursos personalizados de moda, por meio da minha própria empresa.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *