Curso de moda on-line: 10 estilistas que você deve conhecer

Curso de moda
Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Karl Lagerfeld, Azzedine Alaïa, Thierry Mugler e Jean Paul Gaultier

As famosas tendências de estilo, os desfiles de grifes renomadas, os novos designers, as cores que estão em alta, as formas das roupas… Tudo isso tem uma origem, que vem lá de trás. Para entender o presente e o futuro da indústria, é preciso olhar para o passado fashion. Trata-se da evolução da moda. Nesse sentido, desenvolvi o curso de moda on-line “10 estilistas que você deve conhecer”. A partir da história de designers consagrados na França, demonstro quais são as bases que deram origem ao vestuário que é usado atualmente pelo mundo.

Curso de moda 10 estilistas que você deve conhecer
Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

Sobre o curso de moda virtual

Em 2014, fundei o programa Paris Style Week. Até 2020, mais de 20 grupos participaram, em português. Contudo, quando chegou a pandemia, passei a oferecer cursos on-line, focados na evolução da moda e no mercado de luxo.

Foi assim que surgiu o curso de moda inédito “10 estilistas que você deve conhecer“. É destinado a todas as pessoas que querem aprofundar os conhecimentos sobre a história da moda por meio do legado de 10 designers renomados da alta-costura.

E quem pode participar? Pessoas que amam a moda, e têm experiência na área, claro! Também é para quem sabe um pouco de história da moda, mas quer aprofundar. É para quem não sabe nada e quer entrar de vez nesse mundo. O intuito principal é proporcionar uma bagagem sólida.

É um modelo de estudo que eu criei. Didático, o método pioneiro traz detalhes sobre cada estilista, de forma cronológica. São os últimos 100 anos da moda francesa, de uma forma inovadora e consistente!

O objetivo é proporcionar um repertório significativo. Você entenderá como a moda evoluiu década por década e quais são as bases que deram origem ao vestuário da atualidade.

Temos 10 estilistas famosos e cinco questões fundamentais para cada. Primeiramente, é preciso entender o que foi a moda para cada designer, e também qual foi o seu diferencial de estilo.

Se o estilista está neste curso de moda, é fato que ele(ela) deixou um legado memorável. Por isso, é necessário compreender quais foram as criações mais emblemáticas. Além disso, você saberá qual é o posicionamento atual da marca criada e quem está à frente para manter o patrimônio construído por cada designer.

 

Na aulas, estão os estilistas mais importantes da história da moda: Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Karl Lagerfeld, Azzedine Alaïa, Thierry Mugler e Jean Paul Gaultier.

O curso de moda foi dado inicialmente ao vivo via Zoom, em vários idiomas. Além do português, as aulas foram ministradas em inglês e espanhol. Deu muito resultado para pessoas de diferentes áreas da moda e de diferentes lugares do mundo. O sucesso foi tão grande que decidi transformar em um conteúdo gravado, surpreendente e único!

Atualmente, está disponível na plataforma Hotmart, de fácil acesso. Com mais de oito horas gravadas, todas as aulas são ilustradas. Além disso, há materiais adicionais.

Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

Valeria Doustaly em Paris
Sou Valeria Doustaly, a criadora e ministrante do curso de moda “10 estilistas que você deve conhecer” Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Saiba um pouco mais sobre cada estilista abordado:

Coco Chanel

O curso começa nos anos 1920 com Gabrielle Bonheur Chanel. Não poderia faltar. Mais conhecida como Coco Chanel, ela fundou a própria maison em 1910 e revolucionou a moda.

Ao longo dos anos, a designer ficou conhecida por criações emblemáticas, como o clássico vestido preto básico, intitulado em francês La Petite Robe Noire; além de ter popularizado o uso da calça feminina. A elegância da estilista é marcada pela simplicidade e pelo conforto. Graças ao meu método, você ficará por dentro de tudo sobre Coco Chanel!

Gabrielle Chanel
Coco Chanel Roger Schall/Collection Schall/Chanel/Divulgação

Roger Schall/Collection Schall/Chanel/Divulgação


Elsa Schiaparelli

Você sabe quem foi a maior rival de Coco Chanel? Ela também está no curso: Elsa Schiaparelli, que tinha um estilo totalmente contrário. Fundou a marca homônima na França, em 1927. Durante a trajetória fashion, ela usou a moda como uma forma de se expressar artisticamente.

Entre as principais características, está o surrealismo, que segue no DNA da label até os dias de hoje. Schiaparelli também ficou conhecida pela criação da cor rosa-choque.

Elsa Schiaparelli
Elsa Schiaparelli Schiaparelli/Divulgação

Christian Dior

Depois das duas estilistas mulheres, o meu curso de moda apresenta Christian Dior. O mais conhecido quando se fala em moda francesa. Ele concretizou a marca homônima em 1946.

Em 1947, o designer apresentou à imprensa sua primeira coleção, exibida na avenida Montaigne, em Paris. Entre os designs marcantes, está o icônico New Look. Originalmente, a silhueta é chamada Femme Fleur (mulher-flor, em tradução).

Christian Dior
Christian Dior Dior/Divulgação


Yves Saint Laurent

E você sabe quem trabalhou para Christian Dior? Yves Saint Laurent, que também está no meu curso de moda on-line. Ele fundou a própria marca em 1961. Entre as inúmeras criações memoráveis de Saint Laurent, está o smoking feminino.

Yves Saint Laurent
Yves Saint Laurent Guy Marineau/Museu Yves Saint Laurent/Divulgação

Hubert de Givenchy

Considerado uma lenda da moda, Hubert de Givenchy também está no curso “10 estilistas que você deve conhecer”. No fim dos anos 1940, ele foi assistente de Elsa Schiaparelli.

O francês inaugurou a própria grife em 1952. O DNA da Givenchy ficou marcado por oferecer conjuntos com peças que poderiam ser usadas de forma separada, com design marcado por linhas arquitetônicas. O designer também é bastante lembrado pela amizade que tinha com a atriz Audrey Hepburn.

Hubert de Givenchy
Givenchy/Divulgação

 

Pierre Cardin

Atualmente, fala-se muito sobre Pierre Cardin. Afinal, o estilista morreu no fim do ano passado. Saber a história de Cardin é saber a história recente da moda.

Em 1945, chegou a Paris. Trabalhou para a Paquin e depois passou pela Schiaparelli. No ano seguinte, foi contratado por Christian Dior como alfaiate. Em 1950, Cardin fundou a própria grife. Ficou conhecido por criações ousadas e inovadoras.

Pierre Cardin com prêmios
Pierre Cardin Pierre Cardin/Divulgação

 

Karl Lagerfeld

Quem também não ficaria de fora do curso de moda “10 estilistas que você deve conhecer” é o ícone Karl Lagerfeld. Para muitos, a pessoa mais importante da moda de todos os tempos.

No início da carreira, ele foi assistente de Pierre Balmain. Nos anos 1960, começou a trabalhar na Chloé, grife na qual permaneceu durante 20 anos.

Virou diretor criativo da Chanel em 1983. Levou modernidade para a etiqueta. Até 2019, simultaneamente, Lagerfeld comandava sua grife homônima, e atuava na direção criativa da Fendi, além da Chanel. Na grife francesa, a trajetória do alemão foi consagrada para sempre.

Karl Lagerfeld
Chanel/Divulgação

 

Azzedine Alaïa

Apesar de ser pouco conhecido, Azzedine Alaïa é muito importante. Depois do meu curso, todos se surpreendem! Ele é o rei da qualidade e da atemporalidade.

A carreira de Alaïa começou em meados dos anos 1950, em Paris. No início, ele foi alfaiate na Dior, onde também trabalhou com Yves Saint Laurent. Depois, passou por grifes como Guy Laroche e Mugler. Inaugurou o próprio ateliê no fim dos anos 1970.

O auge da trajerória de Azzedine Alaïa foi nos anos 1980. Foi na alta-costura que ele se encontrou verdadeiramente, pela satisfação de desenvolver peças únicas e atemporais.

Azzedine Alaïa
Azzedine Alaïa Azzedine Alaïa/Divulgação


Thierry Mugler

No curso de moda on-line, também ensino sobre Manfred Thierry Mugler. Conquistando cada vez mais fama, ele até ganhou recentemente uma exposição de homenagem em Paris. Por isso, ele é o assunto do momento na capital francesa. E você também que estar por dentro, certo?

Mugler fundou a própria grife no ano de 1973. Principalmente na década de 1990, consagrou-se com designs nada óbvios e com viés de transformação. Exuberância e pegada performática são características presentes no DNA criativo. Em 2002, deixou a maison para se dedicar a projetos artísticos.

Manfred Thierry Mugler
Manfred Thierry Mugler Mugler/Divulgação

 

Jean Paul Gaultier

E quem é o estilista mais simpático? Jean Paul Gaultier fecha a lista dos 10 estilistas que você deve conhecer. Ele é conhecido como “L’enfant terrible de la mode”.

Gaultier foi o protagonista na alta-costura dos anos 1980. Virou referência e pioneiro em diversidade, sustentabilidade e inclusão na moda.

Jean Paul Gaultier
Jean Paul Gaultier Jean Paul Gaultier/Divulgação


O meu curso poderia ter sido chamado “De Coco Chanel a Jean Paul Gaultier”. Ou “100 anos da moda”. Que tal? Afinal, o conteúdo começa nos anos 1920 e termina na atualidade. O fato é que as aulas transformarão a sua visão sobre a história da moda.

Não é possível entender o mundo da moda só olhando para uma tendência ou um desfile específico. É preciso compreender o DNA das grifes, assim como as propostas de marketing e de negócio; conhecer o mercado de luxo a fundo. E é isso que o curso “10 estilistas que você deve conhecer” vai te proporcionar!

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *