O ano com mais fatos marcantes na história contemporânea da moda: assim pode ser definido 1997. Para explicar a importância do período, o Palais Galliera, Museu da Moda de Paris, preparou uma exposição inédita. Intitulada 1997 Fashion Big Bang, a exibição estreou em 7 de março e ficará aberta até 16 de julho de 2023. Neste post, trago os detalhes sobre a novidade imperdível.
Palais Galliera
Assim que a mostra 1997 Fashion Big Bang estreou, tive a oportunidade de ir ao Palais Galliera com a turma 25 das edições em português do Paris Style Week. Todo o grupo adorou ter uma aula de história da moda no museu.
Um detalhe especial foi a presença atenciosa de Alexandre Samson, curador da exposição. Ele é responsável pelos departamentos de alta-costura e criação contemporânea (a partir de 1947), no Museu da Moda de Paris.
A visita foi extraordinária, principalmente porque fomos recebidos por Samson, com direito a informações privilegiadas sobre a organização da mostra. Ele apresentou a exposição com detalhes e comentários muito relevantes. Uma experiência única e memorável!
1997 Fashion Big Bang
Linda, a exposição 1997 Fashion Big Bang está montada como um desfile, no térreo do Palais Galliera. Fiquei muito feliz pela homenagem à moda francesa, já que nem sempre o Museu da Moda de Paris concentra as exibições em temáticas que valorizam o cenário fashion local, como eu gosto.
A mostra está tão bem pensada e explicada que até quem não tem know-how consegue aproveitar perfeitamente o conteúdo.
Organizada em ordem cronológica, a exibição é composta por looks com descrição detalhada de marca e designer, além da data. Isso é fantástico! Ao passar por cada mês de 1997, é possível “viajar no tempo”.
Outro ponto interessante é que a linha do tempo da exposição começa no fim 1996, afinal, a moda é antecipada. Nos últimos meses do ano anterior, já era possível ver o que estaria acontecendo em 1997 na indústria fashion, sobretudo coleções que seriam vendidas posteriormente.
Trata-se de uma exposição maravilhosa e inesquecível! Além de peças de roupa, a mostra apresenta instalações, imagens e vídeos, que deixam o material mais apurado e completo. É possível circular por ambientes que te fazem querer ficar lá por muito tempo. É um vivência fantástica que traz a sensação de não querer que acabe. Fiquei encantada, principalmente com a curadoria espetacular e cuidadosa de Alexandre Samson.
1997: ano que moldou a moda do século 21
“A revista Vogue Paris definiu a temporada de alta-costura primavera/verão 1997 como o ‘Big Bang’ que Paris precisava para recuperar a fama como a capital internacional da moda, em uma época de crise econômica e intensa competição global”, introduziu a exposição.
Com vários acontecimentos importantes, o ano de 1997 marca toda a moda do século 21. Por isso, a exposição conta eventos que aconteceram no ano, não apenas no quesito vestuário, mas no mundo fashion como um todo.
O ano teve a chegada na alta-costura de estilistas famosos da década de 1980, como Jean Paul Gaultier, que também em 1997 colaborou como figurinista no filme O Quinto Elemento. Além disso, Thierry Mugler surpreendeu e voltou para a haute couture, quando criou a emblemática coleção Insetos.
Em 1997, maisons tradicionais foram assumidas por uma nova geração de designers: Alexander McQueen na Givenchy; John Galliano na Dior; Nicolas Ghesquière na Balenciaga; Stella McCartney na Chloé; Marc Jacobs na Louis Vuitton.
Saiba outros fatos marcantes do ano que são evidenciados na exposição 1997 Fashion Big Bang:
– Lançamento da bolsa Baguette, da Fendi. É considerada a primeira it-bag da história.
– Tom Ford lançou string com a logo da Gucci. Consagrou a primeira campanha com a estética erótica chique.
– Ascensão de Ann Demeulemeester, designer que fazia as roupas da cantora norte-americana Patti Smith.
– Yohji Yamamoto, com coleção em homenagem à alta-costura.
– 10 anos de Christian Lacroix na moda.
– Inauguração da concept store Colette, a primeira da Rue Saint Honoré. A loja abriu com uma exibição única de borboletas em uma caixa de vidro. Tornou-se uma espécie de point da moda na capital francesa. Por lá, o público podia conferir roupas, tênis, suvenires, livros e até um bar de águas.
– Coleção que o estilista francês Jean-Charles de Castelbajac fez para o papa João Paulo II, que depois de morrer foi canonizado.
– Assassinato de Gianni Versace, em Miami, logo depois de apresentar uma coleção no Ritz. A exposição mostra um vídeo do enterro do estilista, com a presença de personalidades como Karl Lagerfeld, Elton John, Valentino Garavani, e Lady Di, que inclusive morreu em um acidente meses depois. A exibição também engloba a primeira de Donatella Versace, que precisou assumir a direção criativa da grife italiana após a morte inesperada do irmão.
– Coleção conceitual Stockman, de Martin Margiela, que desconstruiu a roupa. Mostrou por fora que algumas pessoas escondiam as costuras das peças.
– Na Comme des Garçons, Rei Kawakubo fez looks de vichy com volume para questionar “corpos perfeitos”.
Como visitar a exposição 1997 Fashion Big Bang
Ama moda ou quer aprender mais sobre o tema? Além disso, tem uma viagem programada para Paris? Não deixe de visitar a exposição 1997 Fashion Big Bang. A melhor parte: comigo, em uma experiência completa e carregada de aprendizados.
Além das visitas guiadas com as turmas do programa Paris Style Week, ofereço o serviço de concierge na capital francesa. Para contratar o tour personalizado, envie um e-mail para [email protected].
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por ValeriaDoustaly ParisStyleWeek (@parisstyleweek)