A próxima edição do Paris Style Week, em português, acontecerá entre 18 e 22 de setembro de 2023. Será a turma 26 do meu curso de moda na capital francesa. Para preparar e animar os próximos viajantes, trago depoimentos de participantes do último grupo, que passou pela experiência em março. As alunas Roberta Pasqualatto, Anna Micheletto, Glaucia Frazao, Thais Medina e Fernanda Nunes falam sobre a primeira vez no programa presencial.
O Paris Style Week nasceu em 2014 como um curso para proporcionar conhecimento e vivências exclusivas de moda na capital francesa. A iniciativa é direcionada a pessoas de todas as idades e de diferentes níveis de contato com a indústria fashion.
A cada edição, ofereço cinco dias de cronograma para quem quer conhecer de perto o mercado francês de moda. As atividades incluem aulas sobre história, com direito a workshops, exposições, pontos turísticos, além de visitas a lojas de grifes e ateliês.
Veja os relatos de participantes!
Roberta Pasqualatto:
Consultora de imagem há cerca de 10 anos e especialista em varejo de moda, Roberta Pasqualatto é paranaense. Ela teve o primeiro contato com a iniciativa por meio do curso on-line “10 Estilistas que você deve conhecer”.
“Começamos a fazer algumas lives em parceria para o meu perfil, trazendo o conteúdo da Valeria para a minha audiência. Foi aí que eu conheci o Paris Style e Week e comecei a colocar a meta participar de uma das edições. Depois veio a pandemia, tudo ficou parado e eu estava aguardando o momento certo para fazer. Eu e Valeria já nos conhecíamos e ela também foi uma grande incentivadora para eu ingressar na AICI [Associação Internacional dos Consultores de Imagem]”, conta Roberta.
Integrante da turma 25 do Paris Syle Week, a paranaense ficou fascinada com com a parte em que pôde conhecer ateliês de estilistas renomados. “Acredito que nada substitui a vivência e a experiência do presencial, com a chance de conhecer marcas que são mundialmente famosas e que nasceram no berço da moda”.
Roberta define a experiência como incrível. “A Valeria transmite seu conhecimento de uma forma muito leve e enriquecedora, alinhada a toda experiência e bagagem que ela tem e traz sobre a história da moda, a trajetória dos principais nomes da moda, dos estilistas famosos, como são feitas e confeccionadas peças, bordados e tecidos”, destaca.
Para Roberta Pasqualatto, uma das melhores oportunidades foi conferir o trabalho da Maison Lesage, onde são feitos bordados de marcas de luxo, como Dior e Chanel. Afinal, trata-se de um processo artesanal, manual e meticuloso. Ela também adorou ver como é feito o tweed da Chanel.
A consultora acredita que o conteúdo absorvido será passado para frente. “Como eu trabalho com varejo de moda e profissionalização dos atendimentos, segundo as técnicas da consultoria de imagem, posso dizer que as visitas às lojas, tanto parisienses quanto grandes maisons, enriqueceu muito o trabalho. Vou aproveitar muito esse conhecimento para aplicar nos meus cursos e treinamentos, e enfatizar a importância do conhecimento para vender mais e para que o cliente tenha uma experiência realmente significativa”, garante.
Anna Micheletto:
Natural do Paraná, Anna Letícia Micheletto é formada em design de moda e consultoria de imagem. A “veia fashion” se deu a partir de uma jornada criativa que começou em casa. Com o senso estético herdado da mãe e a habilidade de influência e empatia do pai, ela presta atendimento ao público em São Paulo, Curitiba, Estados Unidos e também on-line.
A ligação com o Paris Style Week se iniciou por sugestão de outra consultora. “Há alguns anos, tive o prazer de assistir a uma palestra da Valeria e fiquei encantada. Quando minha amiga me recomendou o curso e elogiou tanto a Valeria, imediatamente coloquei em minha lista de prioridades. A minha primeira edição foi uma experiência fantástica, e, sem dúvida, farei novamente no futuro.”
Uma das motivações que levaram Anna fa azer o curso em Paris foi a necessidade de se manter atualizada e em constante evolução. O objetivo principal é o aprimoramento em atendimento e qualificação. “A edição coincidiu com o meu aniversário, o que tornou a experiência ainda mais especial. Comemorar essa data tão importante na Cidade Luz, enquanto me aperfeiçoava profissionalmente, foi uma oportunidade única e imperdível”, celebra.
“O que realmente fez a diferença para mim nesse curso foram as experiências in loco vivenciadas nos ateliês e exposições. Elas me proporcionaram uma leitura aprofundada do universo da moda, desde as grandes marcas até os processos criativos, atendimento ao cliente e o mercado de luxo. Sem dúvida, essa vivência foi fundamental para minha formação profissional na área”, completa Anna Micheletto.
Segundo a consultora paranaense, a experiência adquirida ao longo do curso agregou valor à performance profissional. “Pude aprimorar minha entrega e ampliar meu repertório, garantindo mais qualidade e excelência em cada trabalho realizado. Oportunidades como essa são essenciais para o crescimento contínuo e a evolução constante na carreira”, avalia.
Glaucia Frazao:
A paulista Glaucia Frazao integrou o time do Paris Style Week de março de 2023, a convite de uma amiga. Formada em administração de empresas com MBA em corporate banking e finance, ela fez uma transição de carreira e atualmente atua como designer de interiores.
O relacionamento com a moda vem de uma paixão pessoal. “Sempre fui curiosa e interessada em moda. Ultimamente, o meu interesse aumentou, pois, vejo que moda, arte, design e arquitetura são muito ligados”, evidencia.
Glaucia assegura que o curso presencial traz uma vivência singular. “Pude visitar lugares que nunca conheceria numa viagem de férias a Paris. Já estive em Paris diversas vezes, e, apesar de gostar de moda, nunca pensei em visitar os lugares que estivemos… nem sabia que seria possível. Aliás, sem a Valéria é impossível”, enfatiza.
Com a experiência instrutiva no Paris Style Week, Glaucia passou a valorizar mais todo o processo de desenvolvimento de marcas e produtos, desde a criação até a execução.
“Aprendi muito sobre história, moda, mercado de luxo e muitas outras coisas. Tenho certeza que irá contribuir demais para o meu desenvolvimento profissional, pois aumentei meu conhecimento, trouxe novas fontes de inspiração e voltei com uma visão mais apurada para o belo”, explica.
Glaucia Frazao reforça que o curso vai muito além de moda. “É uma imersão na vida e no lifestyle parisiense. É um curso de história da moda que se funde com história da arte, é a valorização do trabalho de tantos, que por tantos anos se dedicaram e se dedicam à moda”.
Thais Medina:
Outra participante da turma 25 do Paris Style Week foi a estilista Thais Medina. Formada em design de moda, ela atualmente está abrindo a própria marca de roupa autoral em São Paulo.
A paulista conheceu o Paris Style Week por indicação de uma professora, em 2017. Em 2023, Thais finalmente foi à capital francesa para fazer o curso presencial. “Paris é a capital da moda mundial, independente da época, a cidade sempre inspira a arte de todas as formas. E, para mim, que estou abrindo uma marca de roupas autoral, é ainda mais valioso e inspirador”, relata. “Com certeza Paris e o curso da Valeria irão enriquecer minha marca de roupa e a minha profissão!”, acrescenta.
Um dos diferenciais notados por Thais sobre o programa foi o acesso exclusivo a locais impressionantes. “Fomos a lugares como confecções de bordados e ateliês, onde a visita é quase impossível… em geral, as pessoas não podem ir ao lugar e simplesmente visitar. A Valeria tem um networking incrível em Paris, e isso enriquece ainda mais o curso”.
A oportunidade de ver de perto o DNA da maison Schiaparelli foi a parte preferida de Thais Medina. Sou fã da estilista [Elsa Schiaparelli]. O ateliê tem uma decoração que tem tudo a ver com a marca, desde o design de uma cadeira, até o espelho e as cortinas”, ressalta.
Fernanda Nunes:
A médica cearense Fernanda Nunes viu a participação no Paris Style Week como uma oportunidade para ampliar a própria perspectiva. “Eu sou amante da moda e tenho interesse pessoal. Por meio da moda, conseguimos nos expressar para o mundo”, diz.
“Achei incrível estar em Paris com alguém que entende tanto moda e ao mesmo tempo vivenciando os lugares. Foi uma grata surpresa a recepção e carinho da Valeria conosco”, elogia Fernanda.
Como participar do Paris Style Week
Você também pode participar do Paris Style Week! Estão abertas as inscrições para a turma 26, com programação de 18 a 22 de setembro de 2023. Para obter mais informações e se inscrever no programa, envie um e-mail para [email protected]. Você receberá os detalhes. Não perca essa oportunidade!