Pharrell Williams: um músico na Louis Vuitton

Pharrell Williams
Pharrell Williams

Recentemente, uma notícia causou alvoroço na moda: o cantor norte-americano Pharrell Williams será o novo diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton. A grife francesa anunciou a novidade no dia 14 de fevereiro de 2023. O cargo estava vago desde a morte do estilista Virgil Abloh, que faleceu em novembro de 2021. O rapper tem vasto histórico de colaborações com etiquetas como Chanel, Moncler, Adidas, além da própria Louis Vuitton.

Pharrel Williams para Louis Vuitton
Louis Vuitton/Divulgação

 

Pharrell Williams:
um músico como estilista da Louis Vuitton

É fato que Pharrell Wiliams já fez inúmeras collabs e está sempre no front row de desfiles de moda. Mas isso seria suficiente para que ele assuma um cargo de estilista?

Importante entender a relevância da Louis Vuitton, que faz parte do grupo número 1 do luxo, o LVMH. Além disso, é a etiqueta que mais fatura no conglomerado. Na linha feminina da Louis Vuitton, está Nicolas Ghesquière, estilista que tem todo um histórico, com passagem pela Balenciaga. Sabe desenhar e costurar.

A principal pergunta que devemos fazer é: por que alguém que não tem carreira no mundo da moda será o diretor artístico da linha masculina da LV? Seria apenas marketing da maison? Trata-se de um rumo inusitado.

Na minha opinião, o que embasa a novidade é a comunidade que cerca Pharrell Williams. Já estamos vendo movimentos em que cargos altos não são direcionados somente a pessoas que entendem de moda ou têm bom gosto. São escolhas baseadas na visibilidade alcançada, a partir de uma legião de seguidores, como um movimento sobretudo de Instagram, que é bem justo e atual.

Por exemplo: Claire Waight Keller na Givenchy. A designer britânica tem bastante talento e uma estética espetacular, mas durou pouco tempo. Logo após a saída dela, em 2020, contrataram Matthew Williams, um estilista com muitos seguidores e relação com a música. Ficou conhecido, inclusive, por trabalhar com cantores como Kanye West e Lady Gaga. Esse caso abriu precedentes.

Também é interessante reparar que a maioria das casas francesas de moda abandonaram a tradição de contratar apenas estilistas franceses. A moda está cada vez mais globalizada. Temos, por exemplo, a italiana Maria Grazia Chiuiri na Dior; o belga Anthony Vaccarello na Saint Laurent; o belga Hedi Slimane na Celine; o norte-americano Daniel Roseberry na Schiaparelli; entre outros.

Agora, para Pharrell Williams, surge uma responsabilidade muito grande na Louis Vuitton. Trata-se de um caminho desafiador, que exigirá muito empenho e dedicação. Um diretor criativo deve pensar e desenvolver não somente coleções, mas também um conceito amplo, todo o posicionamento da marca, desde a roupa até o logo, as lojas, os desfiles, as sacolas; tudo. Vale destacar que ele também precisará de uma forte equipe nos bastidores, principalmente devido à falta de experiência como designer oficialmente.

Valeria Doustaly em exposição sobre a história da marca Louis Vuitton em Paris
Valeria Doustaly: foto recente na exposição sobre a história da marca Louis Vuitton em Paris Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week
Valeria Doustaly e amiga em frente a uma loja da Louis Vuitton
Passando pela Louis Vuitton na Avenida Montaigne durante a Paris Style Week Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Novo Virgil Abloh?

Antigo diretor artístico da categoria masculina da Louis Vuitton, Virgil Abloh era formado em engenharia civil e arquitetura. Além disso, atuava como DJ. O contato musical evidentemente é algo em comum com Pharrell Williams. Contudo, a principal diferença entre eles é que antes de assumir em 2015 a posição na Louis Vuitton, Virgil Abloh já tinha experiência no comando da própria marca, a Off-White, criada em 2013.

Nos últimos dias, desde o anúncio de Pharrell Williams na Louis Vuitton, a internet foi inundada por comentários. Separei dois que sintetizam bem a situação:

“Pharrell é um grande talento, na música. Pharrell no comando do LV será uma rotação de colaboradores como na Dior Men. Não é empolgante, não é interessante, é marketing, faz barulho, nos faz falar sobre. Esse é o propósito das coleções LV, então acho que funciona”, disse o designer Joseph Keefer (@josephkeefer), no Twitter.

“Sentei-me e pensei sobre isso, e percebi que a Louis Vuitton está tentando procurar por um Virgil, literalmente, alguém tão parecido com Virgil quanto possível, porque se você comparar os dois currículos, é muito semelhante”, comentou o designer Maroon Garçon (@boymolis), na mesma rede social.

Outro ponto relevante é que Pharrell Williams será o segundo estilista afroamericano a ocupar o comando criativo da Louis Vuitton. O primeiro a assumir como negro diretor criativo, tanto na LV quanto no LVMH, foi o antecessor, Virgil Abloh.

Virgil Abloh
Virgil Abloh foi diretor criativo da Louis Vuitton de 2015 até 2021, quando morreu devido a um câncer Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Parcerias de Pharrell Williams na moda

Com a própria Louis Vuitton, Pharrell Williams já havia firmado parcerias em 2004 e 2008. Outra colaboração marcante, de longa data, é a do cantor com a Chanel, fruto da amizade com Karl Lagerfeld. Como embaixador da maison, o músico até desfilou nos shows de Métiers d’Art 2016/17 e também 2018/19.

Além disso, o rapper estrelou campanhas e criou peças com toque urbano para a Chanel. A união foi uma estratégia para que a tradicional casa ganhasse mais espaço no segmento masculino, assim como no streetwear. Desde o início, a label criada por Coco Chanel é focada no público feminino. Essas e outras informações estão no meu curso on-line “10 Estilistas que você deve conhecer”.

Campanha da Chanel
Chanel x Pharrell Williams Chanel/Divulgação
Karl Lagerfeld e Pharrell Williams
Karl Lagerfeld, ex-diretor criativo da Chanel, era amigo de Pharrell Williams @pharrell/Instagram/Reprodução

 

No repertório de Pharrell Williams, também está a collab fixa com a Adidas, em diferentes edições. Em 2022, o rapper e a etiqueta esportiva trabalharam juntos no lançamento de uma nova estampa do tênis Hu NMD, em animal print.

Pharrell Williams x Adidas
Pharrell Williams para Adidas Adidas/Divulgação
Tênis Hu NMD, da Adidas, criado com Pharrell Williams
Hu NMD: Pharrell Williams x Adidas Adidas/Divulgação

 

Outro marco: Pharrell Williams juntou forças com a Tiffany & Co., também no ano passado. O resultado foram óculos de sol incrementados com diamantes.

Entre as colaborações mais recentes, está o projeto Moncler Genius. Durante a última edição do London Fashion Week, em fevereiro de 2023, o norte-americano foi um dos convidados para o compilado The Art of Genius, com vários participantes. Ele criou uma espécie de colete puffer.

Óculos de sol com diamantes em caixa azul da Tiffany
Tiffany & Co. x Pharrel Williams Tiffany & Co./Divulgação
Moncler Genius x Pharrell Williams
Moncler Genius x Pharrell Williams Moncler/Divulgação

 

A primeira coleção de Pharrell Williams como diretor criativo da Louis Vuitton será revelada em junho de 2023. O desfile acontecerá durante a Semana de Moda Masculina de Paris. Vamos acompanhar!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

2 respostas

  1. Wow, awesome weblog structure! How lengthy have you been blogging for?
    you make running a blog glance easy. The overall look of your site is wonderful, let alone the content material!
    You can see similar here ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *