Pharrell Williams: um músico na Louis Vuitton

Pharrell Williams
Pharrell Williams

Recentemente, uma notícia causou alvoroço na moda: o cantor norte-americano Pharrell Williams será o novo diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton. A grife francesa anunciou a novidade no dia 14 de fevereiro de 2023. O cargo estava vago desde a morte do estilista Virgil Abloh, que faleceu em novembro de 2021. O rapper tem vasto histórico de colaborações com etiquetas como Chanel, Moncler, Adidas, além da própria Louis Vuitton.

Pharrel Williams para Louis Vuitton
Louis Vuitton/Divulgação

 

Pharrell Williams:
um músico como estilista da Louis Vuitton

É fato que Pharrell Wiliams já fez inúmeras collabs e está sempre no front row de desfiles de moda. Mas isso seria suficiente para que ele assuma um cargo de estilista?

Importante entender a relevância da Louis Vuitton, que faz parte do grupo número 1 do luxo, o LVMH. Além disso, é a etiqueta que mais fatura no conglomerado. Na linha feminina da Louis Vuitton, está Nicolas Ghesquière, estilista que tem todo um histórico, com passagem pela Balenciaga. Sabe desenhar e costurar.

A principal pergunta que devemos fazer é: por que alguém que não tem carreira no mundo da moda será o diretor artístico da linha masculina da LV? Seria apenas marketing da maison? Trata-se de um rumo inusitado.

Na minha opinião, o que embasa a novidade é a comunidade que cerca Pharrell Williams. Já estamos vendo movimentos em que cargos altos não são direcionados somente a pessoas que entendem de moda ou têm bom gosto. São escolhas baseadas na visibilidade alcançada, a partir de uma legião de seguidores, como um movimento sobretudo de Instagram, que é bem justo e atual.

Por exemplo: Claire Waight Keller na Givenchy. A designer britânica tem bastante talento e uma estética espetacular, mas durou pouco tempo. Logo após a saída dela, em 2020, contrataram Matthew Williams, um estilista com muitos seguidores e relação com a música. Ficou conhecido, inclusive, por trabalhar com cantores como Kanye West e Lady Gaga. Esse caso abriu precedentes.

Também é interessante reparar que a maioria das casas francesas de moda abandonaram a tradição de contratar apenas estilistas franceses. A moda está cada vez mais globalizada. Temos, por exemplo, a italiana Maria Grazia Chiuiri na Dior; o belga Anthony Vaccarello na Saint Laurent; o belga Hedi Slimane na Celine; o norte-americano Daniel Roseberry na Schiaparelli; entre outros.

Agora, para Pharrell Williams, surge uma responsabilidade muito grande na Louis Vuitton. Trata-se de um caminho desafiador, que exigirá muito empenho e dedicação. Um diretor criativo deve pensar e desenvolver não somente coleções, mas também um conceito amplo, todo o posicionamento da marca, desde a roupa até o logo, as lojas, os desfiles, as sacolas; tudo. Vale destacar que ele também precisará de uma forte equipe nos bastidores, principalmente devido à falta de experiência como designer oficialmente.

Valeria Doustaly em exposição sobre a história da marca Louis Vuitton em Paris
Valeria Doustaly: foto recente na exposição sobre a história da marca Louis Vuitton em Paris Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week
Valeria Doustaly e amiga em frente a uma loja da Louis Vuitton
Passando pela Louis Vuitton na Avenida Montaigne durante a Paris Style Week Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Novo Virgil Abloh?

Antigo diretor artístico da categoria masculina da Louis Vuitton, Virgil Abloh era formado em engenharia civil e arquitetura. Além disso, atuava como DJ. O contato musical evidentemente é algo em comum com Pharrell Williams. Contudo, a principal diferença entre eles é que antes de assumir em 2015 a posição na Louis Vuitton, Virgil Abloh já tinha experiência no comando da própria marca, a Off-White, criada em 2013.

Nos últimos dias, desde o anúncio de Pharrell Williams na Louis Vuitton, a internet foi inundada por comentários. Separei dois que sintetizam bem a situação:

“Pharrell é um grande talento, na música. Pharrell no comando do LV será uma rotação de colaboradores como na Dior Men. Não é empolgante, não é interessante, é marketing, faz barulho, nos faz falar sobre. Esse é o propósito das coleções LV, então acho que funciona”, disse o designer Joseph Keefer (@josephkeefer), no Twitter.

“Sentei-me e pensei sobre isso, e percebi que a Louis Vuitton está tentando procurar por um Virgil, literalmente, alguém tão parecido com Virgil quanto possível, porque se você comparar os dois currículos, é muito semelhante”, comentou o designer Maroon Garçon (@boymolis), na mesma rede social.

Outro ponto relevante é que Pharrell Williams será o segundo estilista afroamericano a ocupar o comando criativo da Louis Vuitton. O primeiro a assumir como negro diretor criativo, tanto na LV quanto no LVMH, foi o antecessor, Virgil Abloh.

Virgil Abloh
Virgil Abloh foi diretor criativo da Louis Vuitton de 2015 até 2021, quando morreu devido a um câncer Valeria Doustaly | Blog Paris Style Week

 

Parcerias de Pharrell Williams na moda

Com a própria Louis Vuitton, Pharrell Williams já havia firmado parcerias em 2004 e 2008. Outra colaboração marcante, de longa data, é a do cantor com a Chanel, fruto da amizade com Karl Lagerfeld. Como embaixador da maison, o músico até desfilou nos shows de Métiers d’Art 2016/17 e também 2018/19.

Além disso, o rapper estrelou campanhas e criou peças com toque urbano para a Chanel. A união foi uma estratégia para que a tradicional casa ganhasse mais espaço no segmento masculino, assim como no streetwear. Desde o início, a label criada por Coco Chanel é focada no público feminino. Essas e outras informações estão no meu curso on-line “10 Estilistas que você deve conhecer”.

Campanha da Chanel
Chanel x Pharrell Williams Chanel/Divulgação
Karl Lagerfeld e Pharrell Williams
Karl Lagerfeld, ex-diretor criativo da Chanel, era amigo de Pharrell Williams @pharrell/Instagram/Reprodução

 

No repertório de Pharrell Williams, também está a collab fixa com a Adidas, em diferentes edições. Em 2022, o rapper e a etiqueta esportiva trabalharam juntos no lançamento de uma nova estampa do tênis Hu NMD, em animal print.

Pharrell Williams x Adidas
Pharrell Williams para Adidas Adidas/Divulgação
Tênis Hu NMD, da Adidas, criado com Pharrell Williams
Hu NMD: Pharrell Williams x Adidas Adidas/Divulgação

 

Outro marco: Pharrell Williams juntou forças com a Tiffany & Co., também no ano passado. O resultado foram óculos de sol incrementados com diamantes.

Entre as colaborações mais recentes, está o projeto Moncler Genius. Durante a última edição do London Fashion Week, em fevereiro de 2023, o norte-americano foi um dos convidados para o compilado The Art of Genius, com vários participantes. Ele criou uma espécie de colete puffer.

Óculos de sol com diamantes em caixa azul da Tiffany
Tiffany & Co. x Pharrel Williams Tiffany & Co./Divulgação
Moncler Genius x Pharrell Williams
Moncler Genius x Pharrell Williams Moncler/Divulgação

 

A primeira coleção de Pharrell Williams como diretor criativo da Louis Vuitton será revelada em junho de 2023. O desfile acontecerá durante a Semana de Moda Masculina de Paris. Vamos acompanhar!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Picture of Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

Picture of Valeria Doustaly

Valeria Doustaly

Apaixonada pelo mundo fashion, sou uma argentina que mora em Paris, a capital da moda. Aqui, tenho contato direto com o mercado de luxo e as tendências em primeira mão. Vivo e respiro moda diariamente.

Comigo você pode estudar moda, participar de uma imersão de moda em Paris ou contratar o meu serviço de Conciergerie.

Sou consultora de Imagem certificada pela Associação Internacional de Consultores de Imagem AICI CIP. Trabalhei em agências de propaganda, marketing e comunicação em destacadas empresas do mundo no mercado de cosmético e luxo na América do Sul e na França.

Graduada em marketing possuo também um MBA em administração estratégica. Morei mais de 10 anos entre São Paulo e Rio de Janeiro, residindo em Paris.

Multicultural, falo espanhol, francês, português e inglês. Tenho dupla nacionalidade argentina e francesa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *