Em abril de 2021, a moda perdeu um grande estilista: Alber Elbaz, que morreu aos 59 anos. Para quem já era fã e quer celebrar a trajetória do designer, e para quem quer conhecer o legado deixado, venho apresentar uma oportunidade extraordinária. A exposição Love Brings Love, que acontecerá de 5 de março a 10 de julho de 2022, em Paris, será uma homenagem imperdível ao designer. Com o retorno presencial do meu programa Paris Style Week, levarei o grupo de participantes, em março, ao Palais Galliera, para ver de perto a mostra imperdível. Será um momento muito especial!
A exposição e o desfile Love Brings Love
Em outubro do ano passado, a marca homônima de Alber Elbaz, AZ Factory, encerrou o Paris Fashion Week, na temporada de primavera/verão 2022. Na ocasião, além de peças da própria label, foi revelada uma coleção colaborativa.
O desfile representou um dos momentos mais marcantes da moda, de todos os tempos. O motivo? Os designers mais relevantes da atualidade se reuniram para fazer uma condecoração à Alber Elbaz. Entre os highlights, estavam roupas estampadas com o rosto do homenageado.
Agora, o desfile Love Brings Love será transformado na exposição com o mesmo nome. A mostra acontecerá no Palais Galliera, conhecido como Museu da Moda de Paris. Trata-se de um destino importantíssimo para quem ama moda. E sempre faz parte da programação do Paris Style Week, em diferentes edições!
Recém-renovado, o museu terá sempre uma exposição permanente sobre história da moda, além de uma mostra temporária. A primeira de 2022 será a celebração à vida e trajetória de Alber Elbaz.
A partir de março deste ano, o Palais Galliera vai proporcionar aos visitantes uma imersão no desfile que aconteceu em outubro do ano passado. Como apontou o museu, será uma experiência única, para reviver o show do Paris Fashion Week:
“Cada designer, estabelecido ou emergente, quer seja diretor criativo de uma das maisons patrimoniais ou diretor da sua própria marca, apresentou uma perspectiva sobre o design de moda, as suas dúvidas e a sua tomada de posição a respeito de questões contemporâneas como o ambiente, a diversidade e o gênero”.
Vamos aos detalhes?
No desfile que originou a exposição, foram revelados looks criados por estilistas de 45 grifes renomadas, desenvolvidos especialmente para a ocasião. Cada um desenvolveu um visual inspirado no DNA criativo de Alber Elbaz, com direito a misturas de estilos. O resultado é icônico!
As casas participantes foram Valentino, Versace, Balenciaga, Balmain, Vetements, Viktor & Rolf, Vivienne Westwood, Wales Bonner, Y/Project, Alaïa, Alexander McQueen, Bottega Veneta, Burberry, Casablanca, Chloé, Dior, Christopher John Rogers, Comme Des Garçons, Dries Van Noten, Fendi, Giambattista Valli, Giorgio Armani, Givenchy, Gucci, Guo Pei, Hermès, Iris Van Herpen & Adobe Jean, Paul Gaultier, Lanvin, Loewe, Maison Margiela, Raf Simons, Ralph Lauren, Rick Owens, Rosie Assoulin, Sacai, Schiaparelli, Simone Rocha, Stella McCartney, Thebe Magugu, Thom Browne, Louis Vuitton, Off-White e Saint Laurent.
E teve mais! Como parte do show, a equipe de design da AZ Factory também criou 25 looks em homenagem ao fundador, mentor e amigo Alber Elbaz.
Os visuais foram mais uma parte da celebração ao artesanato e criatividade do estilista. Volume, proporções ousadas, detalhes de alta-costura, silhuetas marcadas e tons vibrantes não faltaram, assim como o toque esportivo.
Vale destacar que não é a primeira vez que uma homenagem dessa dimensão acontece na moda. Anteriormente, por exemplo, designers como Valentino, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, entre outros, imaginaram visuais inspirados na obra de Sonia Rykiel, quando a marca homônima completou 40 anos, em 2008.
O legado de Alber Elbaz
Alber Elbaz morreu devido a complicações da Covid-19. A triste notícia chocou o mundo da moda por vários motivos: além da perda de um talentoso estilista, aos 59 anos, ele havia acabado de dar um importante passo na carreira.
Marroquino criado em Israel, Alber Elbaz fez história principalmente na grife francesa Lanvin, como diretor criativo de 2001 até 2015. Pode-se dizer que foi nesse período que Alber Elbaz foi consagrado e reconhecido pelo próprio potencial.
O estilista rejuvenesceu a Lanvin, principalmente com tonalidades enérgicas e modelagens maximalistas. Drapeados, plumas e transparência foram características memoráveis das criações.
No começo da carreira, foi assistente de Geoffrey Beene. Também passou por marcas como Guy Laroche, Saint Laurent e Krizia. Ao longo dos anos, Alber Elbaz se tornou extremamente respeitado na moda. Muito além do profissional: lembrado como uma pessoa muito querida por todos a sua volta.
Um diferencial, como ele mesmo dizia, era a preocupação com o bem-estar e a autoexpressão das clientes. “Meu desafio é estar sempre atento e apoiar as mulheres desse mundo. Quero fazer soluções que ofereçam confiança, conforto e beleza”, declarou Albez Elbaz.
AZ Factory
Alber Elbaz lançou a própria marca, AZ Factory, no início de 2021. O nome significa a junção da primeira e a última letra do nome do estilista. O negócio, em forma de startup, nasceu em parceria com ogrupo de luxo suíço Richemont, por meio de um projeto iniciado em 2019.
Contudo, a AZ Factory foi pensada por Alber Elbaz para quebrar padrões. Ele não queria seguir temporadas definidas do calendário tradicional de moda. Queria oferecer “soluções”, como ele mesmo definiu.
Materiais tecnológicos com preços mais acessíveis estão no repertório. Outro grande destaque da marca são os tamanhos inclusivos (do XXS ao 4XL), para diferentes tipos de corpos, estão entre as apostas da grife. Nas campanhas, inclusive, há destaque para modelos que trazem diversidade.
Segundo a AZ Factory, a marca é “construída em torno das ideias centrais de amor, confiança e respeito, para falar com clientes como amigos”.
Homenagem a Alber Elbaz com o Paris Style Week
Ficou com vontade de ver de perto a história de Alber Elbaz, na capital francesa? Dá tempo! Participe do próximo Paris Style Week, de 14 a 18 de março de 2022, e veja de perto a homenagem a Alber Elbaz, no Palais Galliera.
O meu programa foi criado como um curso de moda e estilo. Para a próxima edição preparei um cronograma sensacional, e único! São cinco dias de experiências exclusivas no glamour parisiense e no mercado de luxo da moda.
Passaremos por visitas guiadas e comentadas a outros museus. Também teremos idas a lojas de luxo e ateliês, assim como passeios turísticos, masterclass e workshops.
Entre as atrações, destaco o edifício 19 M, que é a recém-inaugurada sede do Métiers d’Art da Chanel; a famosa Galeries Lafayette; o sublime Museu Yves Saint Laurent; e butiques de labels renomadas, como Givenchy, Louis Vuitton e Chloé. Tendências de maquiagem e várias surpresas também estão no roteiro.
As inscrições ainda estão abertas. Para obter mais informações e garantir a sua vaga no Paris Style Week, envie um e-mail para [email protected]. Você receberá todos os detalhes!