Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 se aproximam: a competição mundial será realizada entre julho e agosto deste ano. Você sabia que o evento esportivo e a moda têm uma ligação intensa? O LVMH, maior conglomerado da indústria fashion no mundo, é um dos patrocinadores da iniciativa, e a grife Louis Vuitton está diretamente envolvida nos bastidores, por exemplo. Neste post, eu te conto tudo sobre a atmosfera de celebração.
LVMH nos Jogos Olímpicos de Paris
A maior holding de moda está presente na organização dos Jogos Olímpicos. Dona de marcas como Louis Vuitton, Dior, Loewe, Fendi, Celine, Givenchy, Loro Piana e Marc Jacobs, a companhia francesa LVMH está por trás de várias ações.
“O LVMH apelou a várias das suas maisons para aplicarem o talento criativo e mostrar o savoir-faire único da França durante a celebração global desportiva de alto nível”, anunciou o LVMH. “Muitas marcas do LVMH tiveram origem em Paris, e Paris sempre esteve intimamente ligada à história e ao sucesso do grupo, que por sua vez está profundamente ligado à cidade”.
Baús da Louis Vuitton e medalhas da Chaumet
Para a abertura do Jogos Olímpicos de Paris, em 26 de julho, um dos símbolos mais memoráveis é a tocha olímpica, assim como as medalhas que serão entregues aos atletas vencedores ao longo da disputa mundial. Para transportar esses objetos valorosos, a Louis Vuitton confeccionou baús especiais.
Os tradicionais baús são estampados com o famoso monograma da LV. As gavetas foram desenvolvidas com um sistema de ímãs para manter as medalhas em segurança durante o transporte. Além disso, os puxadores são feitos de couro preto fosco.
As preciosas medalhas foram produzidas pela joalheria Chaumet, também comandada pelo LVMH. Um dos destaques é o desenho do hexágono. “Reprisado no vocabulário de estilo da maison, o símbolo de oito lados que também representa a França é amplificado por uma série de raios que evocam o brilho da nação que sedia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.”
Atletas como embaixadoras da Dior
Uma das marcas francesas mais famosas do mundo, a Dior também aderiu aos preparativos dos Jogos Olímpicos. Em maio, a grife nomeou 15 atletas como embaixadoras. Na lista, estão diferentes esportistas.
Entre elas, estão a velocista Elaine Thompson-Herah, da Jamaica; a jogadora de futebol norte-americana Alex Morgan; a surfista havaiana Carissa Moore; a nadadora australiana Emma McKeon; e a esgrimista japonesa Misaki Emura.
Do total, seis escolhidas são italianas e esgrimistas: Rossella Fiamingo, Alice Volpi e Arianna Errigo, que competem na categoria tradicional; e as paralímpicas Beatrice Vio Grandis, Andreea Mogos e Loredana Trigilia.
No repertório de mulheres francesas, o time da Dior agora tem como embaixadoras a boxeadora Estelle Mossely, a judoca Clarisse Agbégnénou, a skatista Louise-Aina Taboulet e a esgrimista Sara Balzer.
Uniforme da delegação da França
Como Paris sediará os Jogos Olímpicos, a expectativa para os uniformes da delegação francesa era alta. Valeu por esperar!
Desenhados pelo estilista Stéphane Ashpool, fundador da marca de streetwear Pigalle, os trajes são fruto de uma parceria com a etiqueta Le Coq Sportif. O resultado são peças estilosas, descontraídas, criativas e elegantes, sem perder o conforto.
Na competição global, os atletas olímpicos e paralímpicos da França usarão looks despojados, com direito a roupas para ocasiões de treinamento e itens para momentos formais, como conferências de imprensa e a aguardada cerimônia de abertura.
“Para vestir a equipe francesa – que recebe os Jogos de volta após mais de um século desde a última vez como anfitriã, em 1924 – nós olhamos para o horizonte, nos inspiramos no multiculturalismo”, compartilhou Ashpool pelo Instagram.
Paris Style Week
No clima dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, recentemente, o Palais Galliera, uma das atrações que sempre está no cronograma do Paris Style Week, inaugurou a exposição La Mode en Mouvement #2. Trata-se de uma exibição focada no “vestuário da prática de atividades físicas e desportivas até às consequências sociais como evolução”, aberta até 5 de janeiro de 2025. Também já mostrei por aqui, no blog, a mostra Moda e Esporte: De um Pódio a Outro, que ficou aberta no Museu de Artes Decorativas até abril deste ano.
Realizada de 16 a 20 de setembro de 2024, a próxima edição do Paris Style Week, meu curso de moda na capital francesa para brasileiras, já está com um grupo completo. Mas as inscrições estão abertas para quem quer participar da turma de março do próximo ano, entre os dias 10 e 14. Inscreva-se pelo e-mail [email protected] e receba todos os detalhes.
Uma resposta