Mais uma turma finalizou o meu curso de moda na capital francesa. De 10 a 14 de março de 2025, a turma 29 vivenciou o cronograma do Paris Style Week, repleto de experiências glamorosas. As alunas Juliana Alencar, Gabriela Melchior, Vanessa Nichetti, Deborah Gallindo, Natasha Vermaat Valtas, Karina Petiti, Sana Valle e Gigi Castellano compartilham relatos da experiência.
O Paris Style Week é uma imersão no universo da moda, em português, conduzida por mim, que vivo em Paris e acompanho de perto tudo o que acontece por aqui.
O programa inclui:
- Acesso a espaços exclusivos da moda e do luxo;
- Masterclasses em hotéis icônicos de Paris;
- Visitas a exposições, museus e bastidores da moda;
- Descoberta do savoir-faire francês em ateliês e maisons;
- Um olhar treinado para entender a moda além das tendências;
- A experiência de viver Paris como quem estuda história da moda e ama compartilhar conhecimento;
- Uma semana para aprender, se inspirar e viver a moda de verdade.
Se moda e Paris fazem parte do seu mundo, este é o momento de se planejar.
Confira os relatos de participantes da edição 29!
Juliana Alencar:
Nascida no Ceará (Fortaleza), Juliana Alencar, de 35 anos, é formada em estilismo e moda. Ela mora em Teresina (Piauí) desde 2017. A história com a moda começou de uma forma bem peculiar, ainda na infância, quando se via fascinada pelos looks do entretenimento. “Sempre escolhia bonecas, desenhos ou filmes por seus figurinos. Tirava todas as roupas das bonecas, observava o avesso, as costuras e fazia roupas novas para elas. Nos filmes, eu ficava olhando as roupas dos personagens e imaginava como eram feitas, quais eram as inspirações, e quais critérios eram usados para escolher o figurino”, conta.
Atualmente, a relação de Juliana com a moda é uma mistura de trabalho e paixão pessoal. “Amo me comunicar por meio da moda e fazer dela meu trabalho, seja com styling e visual merchandising, ou aplicando a experiência que adquiri nas lojas e com as equipes de lojas com as quais atuei”, explica Juliana.
Ela conheceu o Paris Style Week por meio do Instagram, quando uma amiga a apresentou o programa. “O Paris Style Week foi um grande presente e uma experiência fundamental para mim, pois a primeira edição que participei foi logo após minha formação em moda, em 2015”, diz Juliana, que já participou de várias edições do programa, incluindo a quarta vez em 2025. “A Valeria apresenta a moda francesa — e a alta-costura — exatamente como ela é, e como deve ser apresentada: com riqueza de detalhes, história, elegância e arte”, elogia.
Para Juliana, a escolha de realizar um curso de moda presencial em Paris foi praticamente natural. “Paris é a capital mundial da moda, minha maior referência, e, além disso, é minha cidade preferida no mundo. Para mim, é o mix perfeito entre cultura, arte e moda”, afirma.
“O Paris Style Week te apresenta a moda em seu DNA. Não é sobre consumo, é sobre técnicas, desenvolvimento, criatividade, sustentabilidade, história, arte, personalidade, comportamentos e estilo de cada marca e seus diretores criativos. Amo conhecer o backstage”, detalha. Ela enfatiza como o programa vai além das tendências momentâneas e ensina a verdadeira essência da moda.
Juliana destaca que o aprendizado com Valeria Doustaly vai muito além do que se espera quando o assunto são cursos de moda. “Ao contrário do que muitos imaginam, o que menos falamos é sobre a bolsa, o sapato, a marca do momento ou o consumo exagerado do luxo. Valeria nos ensina sobre elegância, sobre o resgate criativo de cada marca, desde o princípio até suas coleções atuais, e sobre a execução dos detalhes que tornam a haute couture tão exclusiva e importante”, compartilha Juliana.
Na essência, o conhecimento adquirido será aplicado na própria carreira de forma cuidadosa e profunda. Para Juliana, a moda não é apenas uma questão de consumo ou poder de compra. “Gostaria que todos tivessem a oportunidade ou o interesse de conhecer a moda de forma introdutória. O Paris Style Week é o lugar certo para isso. Assim, todos entenderiam como a moda evolui junto com a história e a arte de cada momento”, afirma com convicção. Ela finaliza com uma importante reflexão que aprendeu na última edição do programa: “Moda é cultura, arte e comportamento, não tem a ver com consumo ou poder de compra.”
Gabriela Melchior:
Gabriela Melchior, de 25 anos, é natural de Rondonópolis (Mato Grosso) e atua como consultora especializada em coloração pessoal. Formada em gestão comercial, fashion business e consultoria de imagem, ela sempre teve uma conexão profunda com a moda. “Eu amo moda e trabalho com consultoria de estilo”, conta. Para ela, o trabalho é uma maneira de conectar beleza e autenticidade com os clientes.
A busca por conhecimento e experiências sempre foi uma prioridade na carreira. No Instagram, ao ver colegas de profissão compartilhando vivências, ela conheceu o Paris Style Week e a renomada Valeria Doustaly. “Como era um sonho ir a Paris e ter uma certificação internacional, investi no curso”, conta.
Para Gabriela, Paris sempre foi sinônimo de moda e cultura. A ideia de realizar um curso presencial na capital mundial da moda parecia ser a oportunidade perfeita para unir paixão e aprendizado. “Paris respira moda. Ter a experiência de estar onde grandes gênios da moda já estiveram foi fantástico”, celebra. “Aprender sobre a história, visitar os locais e vivenciar tudo o que eu li sobre a moda, fez tudo se tornar ainda mais especial.”
A experiência de Gabriela no Paris Style Week foi transformadora. “Amei! A forma como a Valéria apresenta o curso é demais”, afirma. Ela elogia o cronograma cuidadosamente planejado, com destaque para a sinergia entre teoria e prática. “O cuidado dela em fazer cada visita fazer sentido foi impressionante. Um dia estávamos vendo como eram feitos os bordados, no outro, víamos esses mesmos bordados prontos em uma exposição. Tudo se conectava e fazia ainda mais sentido vivenciar cada experiência e história por trás da marca.”
Com o vasto conhecimento conquistado, Gabriela planeja aplicar os ensinamentos de Paris diretamente no próprio trabalho. “Estou estudando ainda mais sobre cada marca e colocando tudo em prática nos meus atendimentos”, revela. Ela busca integrar as lições aprendidas, como identificar a estética que combina com cada cliente. “Por exemplo, se uma cliente tem um estilo que remete à Schiaparelli, eu trago o contexto histórico e a essência da marca para o dia a dia, na forma de se vestir e expressar”, explica.
Por fim, Gabriela ressalta o impacto profundo que o curso teve na visão profissional e pessoal. “Fazer um curso como esse abre sua cabeça, te traz ideias, bagagens e experiências únicas”, conclui.
Com o Paris Style Week, Gabriela não só ampliou o conhecimento sobre a moda, mas também se conectou com a história e a essência das marcas que moldaram o segmento. Agora, ela está pronta para levar as novas experiências e saberes para as clientes, com o objetivo de oferecer um atendimento ainda mais enriquecedor e personalizado.
Vanessa Nichetti:
Natural de Salvador (Bahia), Vanessa Nichetti, de 36 anos, é consultora de imagem com uma trajetória repleta de paixão pela moda. Formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing e consultoria de imagem, ela tem uma relação com a moda que começou ainda na adolescência, quando acompanhava blogs nichados e dava dicas de looks para as amigas.
A paixão que começou a se materializar quando ela abriu a própria loja de acessórios e roupas. Embora o negócio não tenha durado muito tempo, ela encontrou na experiência a parte pela qual mais se interessava. “O que eu mais gostava era fazer as escolhas das peças, trabalhar na divulgação e dar consultoria de estilo para as clientes”, revela Vanessa.
Após o fechamento da loja, Vanessa decidiu se aprofundar no universo da imagem pessoal, o que a levou a se tornar consultora de imagem. “Minha consultoria de imagem é humanizada, com o foco na essência, na beleza interior de cada pessoa. Para mim, precisamos conhecer o interior e depois trabalharmos o lado de fora, a beleza exterior”, explica a consultora.
Foi no Instagram que Vanessa conheceu o programa Paris Style Week. “Sigo algumas consultoras que já participaram e vi o quanto elas se encantaram com o curso. Decidi que seria a minha vez”, conta.
Para Vanessa, viajar a Paris sempre teve um significado especial. “Sempre tive na cabeça que, quando fosse a Paris, seria para fazer um curso de moda”, afirma. Este foi o quarto curso internacional de moda de Vanessa, e Paris era a cidade que faltava na trajetória. “Foi maravilhoso conhecer as histórias das marcas presencialmente. O contato direto com a cidade que é a capital mundial da moda foi uma experiência única”, compartilha.
Vanessa não esconde a empolgação ao falar da experiência no Paris Style Week. “Foi perfeita. Nota mil!”, diz ela, lembrando com carinho da jornada. A consultora ficou encantada com o vasto conhecimento de Valeria Doustaly e a define como “maravilhosa, divertida, engraçada, linda, gentil e elegante”.
Ela também destaca o clima divertido de toda a turma. “As participantes do curso também se mostraram uma grande fonte de sintonia e aprendizado mútuo. “O grupo foi maravilhoso. A sintonia entre todas nós foi incrível. Gostei muito de cada uma delas”, compartilha Vanessa.
Ela não poupa elogios ao curso: “Adorei o conteúdo abordado todos os dias e os lugares que visitamos. Não teve nada que eu não tenha gostado. A única coisa ruim foi que acabou!”, brinca Vanessa.
Ao longo da experiência, Vanessa se dedicou a registrar cada momento, filmando, fotografando e fazendo anotações. “Pretendo criar conteúdos variados para as redes sociais, além de levar todo esse conhecimento para as minhas clientes na consultoria”, conta.
Vanessa finaliza o depoimento com palavras de gratidão a Valeria Doustaly: “Só tenho a parabenizar por tanto conhecimento. Foi uma semana tão especial para mim, sou muito grata por tudo”, reconhece.
A participação de Vanessa no Paris Style Week não apenas ampliou a bagagem de conhecimento sobre a história da moda, mas também reforçou o compromisso em oferecer uma consultoria humanizada, focada no bem-estar e na autenticidade de cada cliente. Para ela, a experiência em Paris será uma referência constante, tanto na prática diária da consultoria quanto na criação de conteúdo para gerar inspiração.
Deborah Gallindo:
A moda sempre fez parte da vida de Deborah Gallindo. Nascida em Recife (Pernambuco) e radicada em Cuiabá (Mato Grosso), a stylist e designer de 37 anos cresceu fascinada pela moda. Desde criança, acompanhava desfiles, lia muito sobre o assunto e sonhava com um futuro ligado à moda. No entanto, a vida a levou por um caminho diferente, e Deborah se formou em direito. Mas não desistiu do interesse fashion: “O direito me interessa, mas meu coração sempre bateu mais forte pela moda.”
Atualmente, Deborah atua como stylist e estrategista de imagem pessoal, promovendo autoestima e autoconfiança. Para ela, trabalhar com arte, identidade e transformação é o que a motiva a seguir em frente.
Pelo Instagram Deborah conheceu Valeria Doustaly. “Sempre adorei a forma como ela fala sobre moda, trazendo as histórias por trás das marcas. Isso me encanta!”, revela. A admiração por Valeria a levou a buscar uma experiência mais imersiva.
“Fazer um curso presencial em Paris era algo que eu queria muito. Viver a moda de perto, nos lugares mais especiais, com acesso a informações que só quem está lá tem, fez toda a diferença”, garante. A experiência total no universo da moda parisiense foi uma experiência marcante, repleta de aprendizados que vão além do conteúdo técnico.
O que Deborah destaca como mais importante foi a oportunidade de absorver o conhecimento e, ao mesmo tempo, trazer a própria vivência para o que faz. “Tudo o que aprendi vou levar para minhas clientes e alunas. O mais importante é compartilhar conhecimento com o nosso próprio olhar”, afirma.
Além do aprendizado técnico e da troca de experiências, Deborah saiu do curso com algo ainda mais valioso: amizades para a vida. “Com certeza, essa foi a primeira de muitas experiências com a Valeria e o Paris Style Week. Já quero voltar!”, conclui.
Natasha Vermaat Valtas:
Natural de São Paulo e radicada em Munique (Alemanha), Natasha Vermaat Valtas, de 36 anos, é engenheira mecânica com pós-graduação em administração de empresas pela FEI. Além da trajetória sólida na indústria automotiva, Natasha descobriu há quatro anos uma verdadeira paixão pela moda. Fez cursos de coloração pessoal e, mais recentemente, formou-se como consultora de imagem/ Hoje, ela concilia as duas carreiras.
Desde jovem, Natasha sempre teve um interesse particular pela moda. Natasha conheceu o programa Paris Style Week por meio do Instagram e passou a acompanhar a página. “Quando fiz minha formação em consultoria de imagem pela Dresscode, minha mentora, Silvana Bianchini, me recomendou o curso da Valeria. E foi aí que soube da Valeria, que também se formou em consultoria de imagem pela Dresscode”, compartilha Natasha.
A escolha de Paris como destino para um curso de moda é natural para qualquer amante da alta-costura. Para Natasha, a capital mundial da moda representa não apenas um centro de referência, mas também a origem de algumas das mais importantes marcas de luxo do mundo. “Paris é a capital mundial da moda e as maiores marcas de luxo foram fundadas lá. Para mim, não havia lugar melhor para fazer esse curso e aprofundar meu conhecimento”, diz.
A experiência de Natasha no Paris Style Week foi, sem dúvida, única. Ela ficou impressionada com o conhecimento profundo de Valeria Doustaly sobre a história da moda e os grandes nomes da alta costura francesa. “Adorei a experiência. A Valeria sabe muito sobre a biografia dos designers de moda mais famosos da história francesa. O curso tem um conteúdo muito rico, graças ao esforço contínuo da Valéria em aprender mais sobre a história dos designers e suas marcas”, revela Natasha.
O programa também proporcionou a ela experiências exclusivas, já que Valeria tem muitos contatos na área da moda em Paris, o que permitiu que os participantes vivenciassem situações que geralmente não estão disponíveis ao público em geral. “Aprendi muito sobre o mercado de luxo e como são feitas as experiências de luxo”, acrescenta.
O que Natasha aprendeu no Paris Style Week será fundamental para o trabalho como consultora de imagem. “Pretendo utilizar o que aprendi nos meus atendimentos, seja em forma de recomendações para minhas clientes, como também aplicando os princípios do mercado de luxo nos meus serviços e atendimento.”
Por fim, Natasha deixa uma recomendação para quem estiver considerando participar do Paris Style Week: “O curso valeu cada centavo. Se alguém que estiver lendo estiver em dúvida, tenha certeza de que será uma experiência enriquecedora”, diz. Além do aprendizado técnico e prático, Natasha também destaca o networking proporcionado pelo programa, que permite a conexão com outras consultoras de imagem de Brasil e Portugal, ampliando ainda mais as oportunidades de crescimento profissional.
Karina Petiti:
Natural de Varginha (Minas Gerais), Karina Petiti, de 45 anos, é empresária, e consultora de imagem e estilo. Formada na área e com um vasto conhecimento em consultoria de imagem, psicologia da autoimagem e mercado de luxo, Karina tem uma paixão pelo universo da moda que vai além da profissão.
“Minha relação com a moda é tanto profissional quanto pessoal”, conta Karina. Ela teve a oportunidade de trabalhar em diversas vertentes da moda, como desenvolvimento de produtos, atuação como lojista e, atualmente, é diretora comercial e administrativa de uma empresa familiar, da qual tem muito orgulho. Paralelamente, segue a paixão como consultora de imagem. “A moda sempre foi uma forma de expressão para mim, e a capacidade de influenciar a autoconfiança das pessoas por meio da imagem me motiva a continuar me aprofundando nesse universo”, afirma.
Foi em busca de expandir os conhecimentos na história da moda e alta-costura que Karina conheceu o programa Paris Style Week. “Eu já conhecia o trabalho da Valeria Doustaly, uma referência nesse campo. Quando soube que ela estava à frente do programa, sabia que seria uma oportunidade única”, destaca.
A escolha por fazer um curso de moda presencial na capital francesa não foi por acaso. “Acredito que o aprendizado constante é fundamental para o crescimento profissional, especialmente em uma área tão dinâmica como a moda”, explica. Ela buscava um entendimento mais aprofundado sobre as técnicas de alta-costura, a história da moda e a relação entre moda e sustentabilidade. Karina viu o curso como uma oportunidade de “aprimorar seu olhar sobre as tendências, técnicas e o mercado de luxo”.
“O que mais gostei foi a combinação de abordagem prática e teórica, especialmente ao visitar ateliês de bordados para alta-costura, onde pude ver de perto o processo artesanal por trás de cada peça”, conta. Para ela, o acesso a museus e exposições que narram a história da moda foi uma imersão valiosa. Além disso, a troca de ideias com outros profissionais e participantes do curso ampliou a visão sobre as tendências e o mercado da moda.
A consultoria de imagem de Karina ganhou uma nova perspectiva após o curso em Paris. “O que aprendi com a Valeria e no Paris Style Week terá um impacto significativo no meu trabalho”, destaca. Com um olhar renovado, Karina pretende integrar o conhecimento sobre alta-costura e sustentabilidade aos serviços de consultoria, ajudando seus clientes a fazer escolhas mais conscientes e a repensar sua relação com o consumo de moda. “Agora posso oferecer um serviço mais completo, com um foco maior em como a moda pode contribuir para uma autoestima mais saudável e para escolhas mais sustentáveis”, revela.
Karina também destacou a importância da experiência como uma renovada fonte de inspiração. “A viagem a Paris não só agregou ao meu conhecimento profissional, mas também me proporcionou uma visão mais rica e consciente da moda”, conclui.
Sana Valle:
Assessora de imagem e estilo em Florianópolis (Santa Catarina), Sana Valle sempre foi apaixonada por moda. Para ela, não é apenas uma carreira, mas uma verdadeira forma de expressão. “Eu sempre amei moda desde criança! Sempre fui autêntica e sempre gostei de ser diferente das outras pessoas!”, diz.
A ligação com o Paris Style Week não é de agora. “Foi minha segunda edição, e conheci o programa porque uma amiga fez e indicou. Além de amar Paris, também sou fascinada pelo mercado de luxo, e a Valeria Doustaly me proporciona tudo isso no curso”, revela Sana.
Para Sana, participar do Paris Style Week é uma oportunidade única de se aprofundar em dois mundos que a fascinam: a moda e o luxo. “Viver isso tudo é acrescentar à minha história com a moda e à minha assessoria de imagem e estilo”, avalia.
O curso oferecido por Valeria Doustaly vai muito além de uma simples aula sobre tendências; ele oferece uma verdadeira imersão na arte e na história da moda. Sana destaca a importância de vivenciar esses conteúdos diretamente em Paris, algo que ela considera essencial para enriquecer ainda mais o próprio trabalho. “Levar a história da moda e da arte para minhas clientes e dar mais valor a cada uma delas é uma missão para mim”, assegura
Sana vê a profissão como uma oportunidade não só de transformar a imagem das pessoas, mas também de valorizar a história de cada uma por meio da moda. “A moda não é só sobre o que vestimos, mas sobre como ela pode influenciar a forma como nos vemos e como o mundo nos vê”, explica. “Cada cliente é único, e quero ajudá-los a se sentirem ainda mais especiais.”
Patrícia Oliveira:
Natural de Pernambuco e radicada em Braga (Portugal), Patrícia Oliveira, de 41 anos, sempre teve a moda como parte fundamental da vida. Desde os 16 anos, quando iniciou a carreira como modelo, a indústria da moda se tornou um ponto importante na jornada. Mesmo quando tentou seguir outros caminhos, a moda sempre a trouxe de volta. Atualmente, Patrícia é consultora de imagem. Para ela, a moda é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e empoderamento.
“Com o tempo, percebi que a moda vai além de tendências. Ela é uma forma de expressar nossa essência e identidade. É uma ferramenta de transformação”, define.
Foi pelo Instagram que Patrícia conheceu o programa Paris Style Week. A partir de feedbacks positivos de colegas do ramo, ela decidiu dar o próximo passo. “A confiança que as pessoas depositaram no evento me fez investir na oportunidade”, avalia.
A ideia de unir aprendizado e diversão foi um dos principais motivadores para a decisão. Patrícia, que já havia viajado para Paris em outras ocasiões, queria vivenciar a cidade de uma maneira mais profunda, absorvendo a essência histórica e cultural da moda, que sempre a fascinou.
O curso Paris Style Week revelou-se uma experiência única. Ao longo da programação, cada aula e atividade foi planejada para proporcionar um entendimento mais aprofundado sobre os movimentos que moldaram o mundo da moda. “Não se tratou apenas de roupas, mas da essência por trás de cada peça, dos estilos que marcaram épocas e como tudo isso se conecta ao que vestimos hoje”, explica Patrícia. Essa abordagem detalhada ampliou a própria visão e tornou a experiência ainda mais significativa.
“A turma, leve e divertida, tornou a experiência ainda mais especial. Isso também graças à energia de quem lidera, a Valeria e sua assistente, Camila”, elogia.
Para Patrícia, Paris Style Week foi muito mais do que um simples curso: foi uma imersão total no universo da moda. Cada momento vivido no evento foi uma combinação perfeita de aprendizado técnico, cultura e boas conexões. Criou memórias que ela descreve como “inesquecíveis”. A atmosfera única de Paris, aliada à troca de ideias e experiências com outros participantes, fez dessa jornada um marco na carreira e vida pessoal.
“Foi uma experiência transformadora, que fortaleceu ainda mais minha paixão pela moda e meu propósito de ajudar outras mulheres a se expressarem por meio do que vestem”, finaliza Patrícia.
Gigi Castellano:
Arquiteta e designer de moda em Curitiba (Paraná), Gigi Castellano, de 43 anos, sempre se interessou pelo mundo da moda, embora tenha uma carreira sólida na área de arquitetura. O amor pela moda a levou a participar de uma experiência inesquecível: o Paris Style Week, que ela conheceu por meio de uma amiga.
Ela já se mostra entusiasmada com a possibilidade de retornar em futuras edições. “Quis fazer o curso em Paris por ser o berço da moda”, conta.
Durante a experiência, Gigi teve a oportunidade de vivenciar de perto o conhecimento de Valeria. “Ela tem muito conteúdo”, destaca.
Apesar de objetivo principal ser o conhecimento pessoal, Gigi planeja aplicar os ensinamentos adquiridos em projetos de moda e arquitetura, por meio de novas referências e abordagens. “Vou usar o conteúdo do curso para conhecimento próprio e acrescentar nos meus trabalhos com mais informação e enriquecimento”, afirma.
Gigi finaliza o depoimento com ênfase no desejo de que mais cursos como o Paris Style Week sejam oferecidos. “Que a Valeria faça mais cursos (risos)”, brinca. Ela deixa claro o quanto a experiência a motivou a continuar a aprender e evoluir.
Paris Style Week: participe da 30ª edição!
Quer participar do Paris Style Week? As inscrições para a turma 30, com programação de 15 a 19 de setembro de 2025, estão abertas. Para obter mais informações e se inscrever no programa, envie um e-mail para [email protected] e receba todos os detalhes.