Uma ação tem sido recorrente na indústria da moda: a união entre marcas. A collab consiste em juntar os repertórios criativos para lançar um produto, uma coleção ou até uma linha. A estratégia vem sendo usada por diversas marcas para gerar interseção entre os públicos das empresas envolvidas. Inclusive, uma mudança de perspectiva nos últimos anos se deu às parcerias de labels de luxo com varejistas e etiquetas mais acessíveis. Nomes como Gucci, Balenciaga, Adidas e Supreme estão entre as principais empresas que apostam no movimento, em alta no universo fashion. Por isso, separei 10 colaborações recentes que foram muito marcantes.
Vamos lá!
Collab: Gucci x Adidas
Uma collab que movimentou o mundo da moda neste ano foi a da Gucci com a Adidas. Ambas as marcas são conhecidas pelo hábito de apostar em parcerias. Contudo, a junção entre uma grife de luxo e uma marca esportiva acessível não poderia ser diferente: rendeu polêmicas devido aos preços altos.
Durante a Semana de Moda de Milão, em fevereiro, a Gucci revelou a coleção de outono/inverno 2022, batizada de Exquisite. No desfile, sob o comando de Alessandro Michele, a etiqueta italiana apresentou a novidade. O compilado foi lançado oficialmente em 7 de junho.
A collab engloba desde peças de vestuário, principalmente no estilo esportivo, até acessórios, como chapéus, bonés e até guarda-chuvas. A pegada vintage da Gucci se mistura ao toque casual da Adidas, com direito à mistura das logos das marcas. É claro que as listras da label alemã não ficaram de fora.
Balenciaga x Adidas
A Adidas se envolveu em outra collab que gerou burburinhos neste ano: com a Balenciaga. Já deu pra perceber que a marca esportiva investe fortemente na estratégia das colaborações fashion, certo? E dá muito certo! Afinal, trata-se de uma forma de encarecer os produtos, usando o nome de uma parceira de luxo.
Em maio, quando a colaboração foi anunciada, as redes sociais foram dominadas pelo assunto. Realizado na Bolsa de Valores de Nova York, o desfile teve modelos mascarados, usando camisetas, hoodies, sneakers, meias e jaquetas, entre outros itens criados por Demna Gvasalia.
Louis Vuitton x Nike
As collabs do estilista Virgil Abloh, na Off-White, com a Nike marcaram a moda. Na direção criativa da linha masculino da Louis Vuitton, antes de morrer no fim de novembro de 2021, o designer potencializou a parceria por meio do tênis Air Force 1.
Algumas peças especiais da colaboração, que foram parte da primavera/verão 2022, primeiramente foram vendidas em um leilão na Sotheby’s. Depois, a LV e a Nike anunciaram novos modelos. A união foi tão memorável que ganhou até uma exposição, durante o mês de maio deste ano, no Greenhouse Terminal Warehouse, no Brooklyn, em Nova York.
Supreme x Burberry
Já pensou no clássico xadrez da Burberry inserido em roupas de streetwear da Supreme? Foi isso que aconteceu com a união entre as marcas. Desenvolvida para a primavera/verão 2022, a coleção foi revelada em março deste ano.
É interessante notar como a moda urbana tem sido empregada no contexto de labels de luxo. No repertório, em edição limitada e para todos os gêneros, estão moletons, camisetas básicas, bucket hats e até skates.
Manolo Blahnik x Birkenstock
Qualidade e atemporalidade foram os pilares que marcaram a collab da Manolo Blahnik com a Birkenstock. Sim, a sofisticação dos famosos calçados do designer espanhol podem estar em sandálias para o dia a dia.
Lançada em março de 2022, a colaboração incluiu clássicos modelos da Birkenstock. A sandália Arizona de duas tiras e o sapato mule Boston foram repaginados por Blahnik com tonalidades vibrantes.
Adidas x Prada Re-Nylon
A parceria da Prada com a Adidas não é de agora: começou lá em 2019. Na época, as marcas anunciaram uma collab de longo prazo. Isso mesmo! Já começaram prometendo outras edições… Dito e feito.
Em janeiro deste ano, a colaboração atingiu o terceiro capítulo. Na nova fase, trouxe peças de vestuário e focou no tecido sustentável da Prada, o Re-Nylon. O material inovador e tecnológico é desenvolvido a partir da reciclagem de resíduos plásticos coletados nos oceanos.
Gucci x Balenciaga
Mais uma vez, a Gucci envolvida em uma parceria icônica. Provavelmente a mais comentada de 2021 foi a da marca italiana com a Balenciaga. As grifes definiram o trabalho como um “hack” de códigos. Ou seja, Alessandro Michele invadiu, com autorização, o DNA criativo de Demna Gvasalia.
O compilado histórico até ficou conhecido como The Hacker Project. Apresentada oficialmente em abril pela Gucci, por meio da coleção Aria, na temporada de outono/inverno 2021, a coleção junta elementos das duas gigantes da moda. Os blazers estruturados e quadrados da Balenciaga receberam símbolos da Gucci, assim como a mistura entre calça e bota.
Fendi x Versace
Em meio ao Milão Fashion Week, no calendário internacional de primavera/verão 2022, a Fendi e a Versace deram o que falar. Em setembro de 2021, as marcas revelaram a collab popularizada como “Fendace”, que é a junção literal dos nomes das grifes italianas. Personalidades como Amber Valletta, Kate Moss e Naomi Campbell passaram pela passarela.
A colaboração inédita foi realizada por meio de uma espécie de “troca” entre os estilistas Donatella Versace e Kim Jones. As criações foram divididas nos segmentos Versace by Fendi e Fendi by Versace, em uma parceria descrita como amigável, muito além de comercial. O monograma com F duplo da Fendi e a medusa da Versace foram mesclados em estampas.
Collab: Tiffany x Supreme
Não há limites para as collabs da Supreme. Afinal, quem diria que a clássica e elegante joalheria Tiffany & Co. faria uma parceria com a marca de streetwear, certo? Para a surpresa de muitos, a união foi oficializada em novembro do ano passado.
Nomeada Return to Tiffany, a coleção de joias reuniu colares, braceletes e até chaveiros. Entre os materiais, prata e pérolas. Irreverente, inesperado e moderno, o trabalho é a cara das novas gerações, que têm chamado atenção na moda.
Reebok x Pyer Moss
Para fechar a lista de 10 collabs marcantes de moda: a coleção final da Reebok by Pyer Moss. A linha estreou em 2018 e foi encerrada neste ano, em fevereiro, quando Kerby Jean-Raymond deixou o cargo de diretor criativo global da marca esportiva. Na função, ele usou com maestria as referências da própria etiqueta.
A Collection 4 foi lançada oficialmente em março, com inspiração na espiritualidade. Entre os produtos gendelerss, estão corta-ventos, leggings, vestidos, moletons e jaquetas puffers. Com paleta de cores que mistura tons de vermelho, preto e branco, a estampa psicodélica chamou atenção.
Para entender o presente e o futuro da moda, também é preciso olhar para o passado. Uma forma interessante de aprender sobre a evolução fashion, de forma cronológica e didática, é o meu curso “10 Estilistas que você deve conhecer“. O conteúdo é on-line, hospedado na plataforma Hotmart. Confira!
Uma resposta